João Luiz é Psicanalista, escritor e especialista e técnico em reabilitação de dependentes químicos.
sábado, 15 de setembro de 2012
Situações de Risco x Habilidades Sociais
Um dos principais focos do tratamento da dependência química é promover uma mudança profunda na vida do dependente, e não apenas a abstinência física do consumo de substâncias psicoativas. Isto significa que ao longo do processo terapêutico o dependente será motivado a fazer um estudo detalhado de seu comportamento frente a situações de risco a sua recuper......ação.
Uma das linhas de estudo da dependência química compreende a mesma como um modelo de comportamento aprendido, dessa maneira acredita que o indivíduo aprende ou condiciona o seu comportamento de uso. Acarretando problemas que envolvem os pensamentos, sentimentos e mudanças fisiológicas.
Partindo desse pressuposto o tratamento irá abordar o Treinamento de Habilidades sociais e o Enfrentamento de Situações de Risco como parte fundamental na manutenção da abstinência.
Situações de risco são definidas como qualquer situação que antecipe o uso ou a volta ao uso, podendo ser tanto situações interpessoais como: dificuldades de relacionamento com o mundo ao redor, lugares, hábitos ou pessoas que estimulem negativamente sentimentos ou pensamentos desagradáveis, ativando crenças disfuncionais ou de permissão para o uso. E também situações positivas que estimulem o uso como: uma promoção profissional, a realização de um objetivo, ou euforia que seria sentimento de alegria em demasia.
Como intrapessoais, estímulos internos negativos ou positivos. Como pensamentos e sentimentos de raiva, solidão, depressão, vergonha ou mesmo bem estar, satisfação etc.
As drogas tem o poder de transformar um mau humor num bom humor, e um bom humor num excelente humor.
E as Respostas de enfrentamento à situações de risco são compreendidas como novas habilidades comportamentais que permitem ao indivíduo reestabelecer o equilíbrio interno sem se prejudicar frente a situações adversas. Resultando em um comportamento social habilidoso de maneira que o indivíduo possa buscar seus objetivos positivos dentro do contexto social que está inserido, manifestando seus pensamentos e sentimentos e ações.
O resultado positivo do estudo detalhado do comportamento que foi citado no início do texto será esta capacidade de reagir de maneiras diferentes, devido o processo de autoconhecimento e autodescobrimento realizado de maneira organizada e por repetição. Pois a dependência química não se instala de uma hora para outra, e da mesma forma essas novas habilidades requerem treinamento e compromisso do dependente.
Conclusão
Aquele que encontrou a recuperação saudável e duradoura, não foi o que trocou a compulsão do uso, pela compulsão do não uso. Foi aquele que esteve aberto as mudanças e aquele que melhor se adaptou a elas e se manteve em estado de aprendizado.
Foi aquele que se permitiu questionar as próprias crenças destrutivas e reaprendeu a viver.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário